• [email protected]
  • +55 (27) 3019 - 3681
  • 9 9282 - 5359
  • 9 9949 - 5086
  • Carta celeste: o GPS por estrelas

    Uma experiência que quase todas as pessoas do ramo da navegação compartilham é a de se orientarem por estrelas, isso por que nem sempre é possível se guiar por GPS mais modernos, por mais que a tecnologia esteja evoluindo consideravelmente com o passar do tempo. É pensando nisso que existe a carta celeste. 

    A carta celeste é um recurso utilizado há anos como uma espécie de mapa do céu e auxilia na identificação e localização de objetos astronômicos como estrelas e constelações. Ela pode mostrar todas as 88 constelações celestes ou uma parte das estrelas da perspectiva do local observado. Essas variações acontecem conforme o motivo de sua utilização para cada capitão. 

    Como os astros podem ser observados com mais nitidez e precisão à noite, as cartas celestes servem quase como um GPS, auxiliando na identificação de sua posição no céu noturno. Ela é importante, pois, durante o dia acontece o movimento diurno dos astros, que dificilmente pode ser observado a olho nu.

    Dessa forma as cartas possuem essas informações e ajudam no processo de navegação ou até mesmo sobrevivência.

    O uso delas é extremamente simples e basta apenas que o observador tenha um conhecimento básico e  esteja familiarizado com o céu que está observando, com a utilização de poucos recursos para sua leitura.

    O GPS POR ESTRELAS

    Até poucos anos atrás, as cartas celestes eram usadas para a navegação marítima, identificação de estações do ano e até mesmo para especificar os horários do dia, já que se trata de uma das formas mais antigas de orientação.

    Com o advento das inovações científicas e a melhora dos equipamentos tecnológicos, as cartas celestes começaram a ser usadas como base para a criação de softwares e aplicativos, que facilitaram a vida dos usuários. 

    Com elas, as informações saíram dos livros e das folhas impressas para a tela dos computadores e celulares, com o conteúdo de vários locais do mundo. Ao invés de comprar as publicações específicas, os usuários podem apenas colocar sua geolocalização para terem acesso ao GPS por estrelas. 

    Segundo informações, a carta celeste mais antiga já catalogada se refere a uma presa esculpida em um marfim de mamute. Esse artefato, que remete a pré-história, tem uma gravura que se assemelha à constelação de Órion, localizada no equador celeste e é visível a praticamente todas as regiões habitadas da Terra. 

    Após isso, outros artefatos foram encontrados ao redor do mundo, com informações sobre as constelações consideradas hoje como a base para a criação desse modelo que conhecemos hoje. 

    Durante a Era dos Descobrimentos, ou como conhecemos popularmente por era das Grandes Navegações, novas constelações foram descobertas, e aumentaram as informações que podiam ser adicionadas às cartas. Segundo dados históricos, elas foram criadas a partir de registros de marinheiros holandeses, o que é justificado pela história recorrente de nos guiarmos através das constelações e estrelas. 

     

    MAIS COM O APRIMORAMENTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS, AS CARTAS CELESTES AINDA SÃO IMPORTANTES?

     

    Com a expansão da internet e também a viabilização do acesso a essas tecnologias, as cartas celestes como eram conhecidas antes se tornaram objeto de pesquisa e divulgação do ensino de astronomia. Entretanto, isso não significa que elas não sejam importantes ou que possam ser descartadas do mercado da navegação. 

    Pensemos da seguinte forma: mesmo que as câmeras atuais sejam hoje, por exemplo, muito mais acessíveis e modernas, isso não faz com que as câmeras analógicas sejam descartadas ou percam sua importância para os entusiastas. Elas ainda são fundamentais para o ensino e aprendizagem da fotografia. Da mesma forma são as cartas celestes e outros meios que foram se adaptando às modernizações da sociedade. 

    No caso das cartas, elas ainda são de suma importância e isso devido ao seu papel fundamental para a sobrevivência. Em caso de falha nos sistemas de navegação, as cartas e outras publicações marítimas assumem um papel mais importante e ajudam o capitão do navio a se guiar pelos mares mundo afora. Em um mercado tão tradicional como a navegação, esses são itens que nunca perdem seu papel. 

     

    Para entender mais sobre o mercado marítimo e receber conteúdos exclusivos feitos por nossa equipe, basta ficar de olho no nosso blog!