• [email protected]
  • +55 (27) 3019 - 3681
  • 9 9282 - 5359
  • 9 9949 - 5086
  • Complexo Portuário de Itajaí movimenta 8,3 milhões de toneladas no primeiro semestre

    O Complexo Portuário de Itajaí bateu a incrível marca de 8.335.984 toneladas no que se trata de cargas movimentadas em contêineres e isso somente no primeiro semestre de 2022.

    Segundo dados, essa movimentação representa 729.399 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), somando 478 escalas em todo o período.

    “Neste primeiro semestre, o Porto de Itajaí apresentou números expressivos em suas movimentações. Para os próximos meses, provavelmente alcançaremos números ainda mais favoráveis e significativos. O Porto de Itajaí demonstra diariamente que a gestão municipalizada é eficiente e promove o crescimento, no que abrange todos os setores portuários. Isso demonstra a pujança para a economia do município, para o Estado e União”, enfatiza Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí.

    Já para o segundo semestre de 2022, as expectativas são altas, mesmo que a resposta a esses números esteja voltada ao fato do Governo Federal renovar o contrato de convênio feito entre o Município e a Superintendência do Porto de Itajaí. O resultado desse movimento pode contribuir para a continuidade do crescimento operacional relacionado em todo o Complexo.

     

    Crédito: Porto de Itajaí

    “Os números positivos que a atividade portuária de Itajaí e Navegantes vem demonstrando mensalmente, é oriundo de uma grande competência realizada em equipe, onde todos os colaboradores visam o crescimento da economia local, assim como, o próprio desenvolvimento do Terminal de Itajaí e Complexo. Apesar do atual momento, onde envolve o fim do contrato de delegação ao Município, e toda a atual situação pela manutenção da Autoridade Portuária Pública Municipal junto ao MINFRA, a movimentação de cargas no Porto de Itajaí permanece em evidência. Neste sentido, eu agradeço por toda a determinação e competência dos colaboradores portuários, mediante o contínuo crescimento operacional registrado ao longo deste semestre, e juntos continuaremos lutando pela permanência da Autoridade Portuária que já demonstrou sucesso ao longo destes 25 anos de gestão pública e municipal”, destaca.

    Ao analisar a relação referente ao mês de junho, o Complexo Portuário de Itajaí alcançou a movimentação de 1.307.391 toneladas de cargas em 73 escalas.

    Com a melhoria das condições de acesso aquaviário, em virtude da nova bacia de evolução, será possível receber navios maiores, permanecendo competitivos no mercado marítimo, e os objetivos não param por aí. O Porto de Itajaí visa continuar inovando e isso contribuirá para aumentar a demanda na movimentação das cargas de comércio exterior e no transporte de cargas por meio do portal marítimo.

    “A nova bacia de evolução do Complexo Portuário de Itajaí, responsável por devolver a competitividade e resgatar o desenvolvimento econômico da região, alcançou no mês de junho 27 navios manobrados, totalizando 938 manobras até o fim do mês (junho). A nova bacia de evolução, está localizada na área denominada de Baía Afonso Wippel, e permitiu que o comprimento máximo de navios que aportam no Complexo Portuário saltasse de 306 metros para 350 metros, o primeiro giro no local ocorreu em janeiro de 2020, e, tão logo, alcance a marca de 1000 manobras concretizadas com sucesso” reforçam.

    E para ficar por dentro de todas as notícias do mercado marítimo também receber conteúdo exclusivo, produzido pela equipe da NavSupply, basta ficar de olho no nosso blog!