• [email protected]
  • +55 (27) 3019 - 3681
  • 9 9282 - 5359
  • 9 9949 - 5086
  • O que é uma empresa shipchandler?

    Saiba o que é uma empresa shipchandler, como ela funciona e por que as instituições desse ramo são tão importantes para a indústria de navegação.

    Talvez você já tenha se deparado com esse conceito no mercado marítimo, mas não tenha encontrado muita informação na internet sobre o assunto. Mas afinal, o que é uma empresa shipchandler? O que ela faz no mercado marítimo?

    Basicamente, uma empresa shipchandler é um fornecedor responsável por vender suprimentos para um navio. Esses suprimentos podem ser classificados de duas formas: rancho ou material.

    Os suprimentos considerados como rancho são todos aqueles que estão relacionados às compras de mercado. Dessa forma os produtos podem estar ligados tanto aos alimentos mais variados, sejam eles perecíveis ou não, até os materiais de limpeza mais básicos, como detergente, por exemplo.

    Já os suprimentos de material estão relacionados à produtos mais específicos do mercado de navegação, como ferramentas manuais, peças de reposição, EPI, tubulações, salvatagem, produtos químicos e até mesmo bandeiras e cartas náuticas.

    Uma característica específica desse mercado é os suprimentos serem normalmente solicitados em grandes quantidades, já que os navios possuem uma alta demanda de produtos devido ao longo trajeto que percorrem, e o tempo curto para a entrega da encomenda, já que o custo das operações dentro do mercado de navegação costuma ser alto. É preciso pensar que os custos de uma embarcação atracada em um porto é alto, por isso eles costumam ficar pouco tempo ancorados e esse processo de fornecimento precisa ser rápido, pois eles não podem esperar. Muitas vezes ainda, o fornecimento é feito quando ele ainda está em zona de fundeio, que também são conhecidas como atracadouro ou fundeadouro, sendo um local pré-estabelecido e regulamentado pela indústria marítima onde a embarcação pode lançar a âncora.

    As embarcações descarregam ou carregam a mercadoria de forma rápida, e qualquer atraso pode significar um prejuízo grande para o dono da carga ou até mesmo do próprio navio.

    COMO FUNCIONA O FORNECIMENTO PARA RANCHO

    Os materiais de rancho são considerados como todos os produtos que podem ser vendidos no supermercado, por assim dizer. Então, quando nos referimos a essa categoria, estamos falando sobre os alimentos frescos (como hortaliças, verduras e frutas, por exemplo), produtos não perecíveis (como arroz, macarrão, e outros que compõem a alimentação diária) assim como produtos de limpeza não específicos para navios, como detergentes, sabonetes, itens de higiene pessoal, etc.

    Essa costuma ser a demanda diária dos nossos parceiros que buscam o suprimento dessas necessidades específicas.

    Os produtos dessa forma de fornecimento são selecionados buscando qualidade e frescor, principalmente para os de hortifrúti. É importante que a data de validade desses produtos também não seja próxima, visando manter as propriedades dos mesmos.

    A maioria dos alimentos frescos que fazem parte dos fornecimentos de rancho originam-se de fazendas de famílias locais, contribuindo para a economia da região e possibilitando entregar produtos de excelentes condições.

    Após a compra conforme a demanda do cliente, os produtos são entregues na nossa base, onde passam por conferência, para garantir que o que será entregue corresponde com as especificações desejadas.  As mercadorias que precisam ficar em temperatura controlada são colocados na câmara de refrigeração, onde ficam até o fornecimento. Isso é feito para manter ao máximo o frescor dos alimentos e no caso das carnes, que mantenham a temperatura ideal.

    E COMO FUNCIONA A COMPRA PARA OS MATERIAIS?

    Classificamos como materiais os produtos usados nos reparos e manutenção do navio. Isso inclui diferentes ferramentas, kits para COVID, produtos descartáveis (como luvas e máscaras), bandeiras, cartas náuticas, materiais de limpeza específicos, peças de reposição, baterias, suprimentos de papelaria, etc.

    Algumas peças de fornecimento ainda são fabricadas sob demanda para os fornecimentos, produzidas segundo a demanda do cliente — mas isso para casos específicos, onde não encontramos as peças no mercado nacional —. Para isso, é importante que o navio nos comunique quais são as especificações e nos encaminhe um esboço de desenho técnico para essa peça. A partir daí, nossa equipe trabalha com as medidas e produção do desenho técnico definitivo e posterior fabricação.

    Quando são entregues na nossa base, é feita a conferência desse material para entender se ele realmente atende as especificações do cliente e depois é feito o fornecimento.

    A etapa de conferência nesse caso é extremamente importante, já que, cada material possuí diferentes especificações, e os itens devem ser entregues conforme demanda pelo qual foi cotado.

    CONFIANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

    Vamos pensar assim: uma pessoa de outro país não conhece o mercado local! Eles não conhecem os melhores fornecedores de comida fresca, não tem o contato com os vendedores de materiais necessários e até mesmo não sabem falar o idioma da região. Esse e outros  fatores influenciam que a negociação seja feita diretamente com as empresas brasileiras. Dessa forma, o shipchandler é uma ponte entre as empresas — que são fornecedoras desses produtos —  e o navio — que precisa desses suprimentos —. A confiança entre os envolvidos nesses processos é essencial.

    Pensando nisso, a segurança passada pela empresa é essencial no processo. Os responsáveis pelo navio terão a certeza de que tudo o que foi solicitado será entregue com qualidade e conforme suas solicitações!

    Aqui na NavSupply prezamos pela satisfação dos nossos clientes. Os materiais e rancho possuem qualidade garantida e são bem conferidos para atender a demanda dos nossos parceiros.

    E é por esse motivo que as empresas que prestam esses serviços são tão importantes para manter o mercado de navegação funcionando. Em vários setores é preciso se ter uma ponte entre um lado e outro, e no ramo marítimo, os chamados ship supply são uma das peças essenciais para  mover o mercado.

    Para entender mais como funciona uma empresa de shipchandler e também sobre o mercado da navegação, basta ficar de olho aqui no nosso blog!