Para superar a crise global de suprimentos, inovações não são apenas bem-vindas, mas necessárias.
Uma das principais lições da crise de abastecimento que afetou o mundo inteiro ao longo deste ano foi mostrar o quanto precisamos, enquanto sociedade, de soluções mais inteligentes para gerir a cadeia global de suprimentos.
Na medida em que navios atrasavam semanas, contêineres e insumos industriais passaram a faltar. Produtos de todo tipo — de alimentos a carros, equipamentos médicos e chips de computador — se acumulavam em portos e depósitos mundo afora e, em alguns lugares, os custos da exportação mais que decuplicavam. Dadas essas circunstâncias, as empresas entenderam a importância de contar com um bom planejamento logístico.
Esse insight pode ser explicado por meio de dois clichês: o barato sai caro, e é melhor prevenir do que remediar. Se, por muito tempo, a logística foi um aspecto negligenciado ou sujeito a má gestão — penso, por exemplo, no hábito de economizar o máximo possível com a manutenção de inventários, quase sempre às custas de todo o resto — hoje ela se tornou uma questão incontornável para quem atua no mercado global. Tanto investidores como gestores de offshores aprenderam que é inviável seguir nivelando por baixo no que diz respeito à gestão do abastecimento. Prevenir instabilidades é a nova prioridade, literalmente, de todo o planeta.
Foi com isso em mente que a NavSupply criou o primeiro aplicativo do mundo para fornecer suprimentos a navios. Trata-se de uma solução que visa facilitar as transações no mercado de ship chandler, segmento responsável por abastecer as tripulações em alto-mar, que tem crescido significativamente no Brasil.
O app permite que clientes nacionais e internacionais — desde navios de carga até plataformas de petróleo — façam pedidos de produtos essenciais, como alimentos, ferramentas de reparo das embarcações e equipamentos de proteção individual (EPI) para os trabalhadores.
Enquanto o restante do setor de ship chandler ainda mantém o e-mail como canal principal para receber pedidos, a NavSupply busca, com o aplicativo, eliminar a burocracia e agilizar o processo de compra. O principal diferencial, no entanto, é a qualidade: o usuário pode contar com profissionais disponíveis 24 horas por dia para o atendimento das demandas e com uma equipe bilíngue, caso haja tripulantes estrangeiros.
Vale apontar que as vantagens de implementar novas tecnologias nessa área se estendem não apenas ao cliente, mas a toda a cadeia que ele integra. Quanto mais fácil for abastecer os suprimentos em alto-mar, melhor será o funcionamento do fluxo global de mercadorias e menos imprevistos surgirão para abocanhar parte do faturamento das empresas. Além disso, na cadeia de suprimentos global, pequenas ações têm um impacto imenso: a médio prazo, o risco de escassez de produtos essenciais diminui, bem como o seu preço final, o que beneficia toda a sociedade.
No contexto atual de retomada econômica, digitalização e superação gradual da crise global de suprimentos, soluções para renovar e aperfeiçoar a forma como trabalhamos não são apenas bem-vindas, mas necessárias. O que passamos em 2021 mostra que sempre vale a pena investir em tranquilidade e escapar dos problemas evitáveis.
Eduardo Bediaga, CEO da NavSupply