Com mais de 115 anos de história, o Porto de Vitória, localizado na capital do Espírito Santo, possui muitas memórias a serem contadas e muita influência no crescimento da cidade.
A história do Porto de Vitória muitas vezes se mistura à história da própria capital. Isso se dá por toda a influência no crescimento da cidade capixaba e também nas outras regiões que compõem a Grande Vitória e sua fundação está ligada a importância e crescimento da cafeeira.
Antes do porto, o desembarque das cargas feitas no estado eram realizados no atracadouro Cais do Imperador, um espaço bem simples, feito de madeira e era localizado onde atualmente se localiza a escadaria do Palácio Anchieta. Além desse espaço, Vitória também contava com outros pontos, similares ao do Cais e compartilhavam dos mesmos problemas. Por conta do local os navios ficavam ao largo e não podiam atracar devido aos perigos por conta de pedras submersas, por conta disso, o transporte das cargas era realizado por meio de balsas ou catrais – embarcações de pouco calado, movido a vela ou a remo, similar a uma canoa motorizada.
Com o aumento da demanda e também do volume de exportação e importação do café, por exemplo, houve a necessidade de se pensar em uma estrutura maior e contemplasse os planos. Em 1906 é criado o Porto de Vitória, até então denominado como Companhia Porto de Vitória (CPV). Na época, por conta da influência e grande volume de produção de café no Estado, esse era o principal produto exportado.
Os primeiros estudos, entretanto, para a construção do Porto de Vitória datam dos anos de 1881. Entretanto, em função do baixo comércio e a falta de estrutura, principalmente estradas que ligassem ao interior do estado, o projeto levou mais tempo para sair do papel.
Ao todo, são 14 berços de atracação e sua operação conta com mais de 30 tipos diferentes de cargas, que variam entre importação e exportação. Como exemplos temos os transportes de contêineres, automóveis, grãos, produtos siderúrgicos, fertilizantes, malte, etc.
A primeira fase de construção do porto só terminaria em 1927, com outras modificações e aumento de estrutura que se perduraram ao longo de mais alguns. A segunda fase da obra teve início no ano seguinte, com a inclusão das obras para construção dos armazéns I e II, que foram concluídos em 1929. A terceira instalação de armazém só seria finalizada em 1932.
Entretanto, a inauguração de fato aconteceria apenas em 1940, 59 anos depois dos primeiros estudos para sua construção. Nesse ano, não só teria início o Cais de Vitória mas também a estação de embarque de minério em Vila Velha, que daria origem a todo o complexo portuário.
Nos anos seguintes à inauguração do Porto, muitas mudanças aconteceram. Houveram muitas paralisações na ampliação do complexo portuário mas também muito crescimento na estrutura. Todas essas mudanças foram responsáveis por gradualmente transformar o Porto de Vitória em um dos maiores complexos portuários do Brasil, favorecendo a economia não só do Estado mas também de todo o Brasil.
Com isso, empresas Ship Chandlers também se beneficiam com o crescimento. Esse benefício não se restringe apenas às empresas que possuem alguma ligação com o setor marítimo, mas pode abranger todos os negócios nacionais, já que suas instalações possibilitaram uma maior distribuição de produtos importados e facilitaram, também, a exportação de itens produzidos em território capixaba.
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