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  • Quais os maiores navios do mundo?

    Nesse artigo você conhecerá quais navios são consideradas as maiores do mundo, sendo um deles mais longo que o próprio Empire State!

    Quando pensamos em navegação, logo nos deparamos com a imagem de navios majestosos que cortam os mares do mundo todo, sendo responsáveis por levar alimentos e outros produtos para as mais vastas regiões do globo. Mas você sabe quais são os maiores navios do mundo?

    Desde as pequenas navegações, que começaram ainda na antiguidade, até os vikings no século VIII, passando pelas Grandes Navegações responsáveis pelo descobrimento de terras ainda no século XV, aos navios mais atuais, a navegação se tornou essencial para podermos não só, conhecer o mundo, mas também abastecer todas as regiões com produtos produzidos por distintos locais. 

    Dentro desse universo, temos diferentes tipos de embarcações, que são destinadas para os mais variados tipos de transportes. Cada um possui sua importância e suas especificações. 

    Quais são os principais navios de carga: 

    • Graneleiro
    • Tanque
    • Petroleiro
    • Gaseiro
    • Navios Ro-Ro
    • Carga Geral
    • Porta-Contêiner 

     

    Com o aumento na demanda da navegação e também o ampliamento das necessidades do mercado, a disputa entre os navios em relação ao seu tamanho passou a ser ainda mais acirrada, principalmente se levarmos em consideração o crescimento visível dos navios porta-contêineres para cumprirem as demandas dos setores. Contudo, durante muitos anos, os ocupantes desse ranking eram os navios graneleiros e os petroleiros, por se tratarem de embarcações que precisavam comportar uma quantidade grande de matéria. 

     

    O maior navio porta-contêineres do mundo

    No ano de 2020, a Hyundai, empresa multinacional sul-coreana, apresentou ao mercado o Hyundai Merchant Marine (HMM), o maior navio porta contêiner do mundo. Em um comunicado, a HMM apresentou dados sobre a capacidade da embarcação, que chega a capacidade de 24 mil TEUs (medida padrão utilizada para calcular o volume de um contêiner). 

    Além de ser considerado o maior navio da categoria, ele continua apresentando números recordes de lucro operacional, chegando ao equivalente à 3 trilhões de won (R$11 bilhões). 

    Dimensões técnicas do HMM Algeciras:

    • 400 metros de comprimento;
    • Capacidade de 24.000 TEUs por viagem;
    • 61 metros de largura e 16,5 metros de calado

     

    O maior navio graneleiro é do Brasil!

    A empresa Vale, mineradora multinacional brasileira, opera com os Valemaxes, considerados os navios mais eficientes do mundo. Até 2017, a frota era composta por 35 desses navios, chamados de primeira geração. Esses navios emitem 35% a menos de gases de efeito estufa comparado com os cargueiros padrões de transporte de minério. 

    Conhecido como Gigante do Mar, o primeiro Valemax chegou no porto de Tubarão em janeiro de 2012, batizado como Vale Rio de Janeiro. O projeto do navio é bem ambicioso, e foi responsável por uma grande comoção do setor na época e ainda hoje, isso porque trata-se do maior mineraleiro em operação no mundo, com estrutura que conta com 362 metros de comprimento e 655 metros de largura, podendo transportar até 400 mil toneladas de carga.

    No site da Vale é possível fazer um tour virtual no Valemax!

     

    Um dos maiores navios do mundo

    Um dos maiores navios já construídos se chamou Seawise Giant, possuindo 457,2 metros de comprimento (em comparativo ele possuía quase o dobro do tamanho do Titanic). A embarcação ao longo de sua carreira recebeu vários nomes, como Happy Giant, Jahre Viking e por último Mont.

    Além de ser conhecido como a maior embarcação do mundo, também foi o objeto móvel mais pesado já construído pelo homem até o ano de 2010, quando foi vendido  como sucata após incessantes reparos. 

    A trajetória desse navio é considerada por muitos uma das mais complicadas, mas se tornou um marco quando nos tratamos das grandes dimensões. Com um comprimento de quase meio quilômetro, o Gigante dos Mares foi bombardeado por aviões do exército iraquiano, tendo seu primeiro afundamento em 1988, se tornando o maior naufrágio do mundo. Na época, o navio transportava toneladas de petróleo bruto iraniano.

    Construído em 1970, na época dos grandes petroleiros, as companhias estavam sendo encorajadas a apostar em navios de grande porte. A construção da embarcação só foi concluída em 1979, no Japão, possuindo 396 metros de comprimento.

    Apesar disso, o primeiro solicitante da construção do navio se recusou a receber a embarcação, fazendo com que, apesar de possuir tamanhos majestosos, não houvesse dono por um bom tempo. 

    A enorme capacidade do navio foi responsável por chamar a atenção da empresa Hong Kong Orient Overseas Container Line, que pediu para que a capacidade da embarcação fosse ainda mais reforçada. O dono da companhia visava uma maior margem de rentabilidade nas viagens marítimas e de cara, ainda poder se gabar com os recordes de tamanho. Atendendo a esse pedido, o navio atingiu seus 458,45 metros de comprimento e possuindo a capacidade de  564.763 toneladas de porte bruto. 

    Por conta dos tamanhos majestosos, a embarcação acabou atraindo interesse de um consórcio norueguês que foi responsável por tirá-lo do fundo do mar e repará-lo. Isso fez com que não só sua estrutura fosse reparada mas que ele também fosse lançado novamente com um novo nome: Gigante Feliz. 

    Nos últimos anos de vida, os outros proprietários da embarcação deram a ele um novo destino e passaram a usá-lo como uma unidade de armazenamento flutuante que ficou localizado na costa do Catar. 

    Por fim, após muitos reparos, foi vendido como sucata para um ferro velho na Ásia. Para seu desmonte, foram precisos 18 mil trabalhadores para concluir o serviço. 

     

    Para ter mais novidades sobre o mercado de navegação, é só ficar de olho no nosso blog e também nas nossas redes sociais! Até breve.