O Global Dream II teria capacidade para mais de 11 mil passageiros, mas a crise econômica mundial e a falta de compradores o condenaram ao desmonte.
Seu futuro era promissor: nada mais, nada menos que o maior cruzeiro do mundo. O destino, no entanto, não foi tão generoso com o Global Dream II, que acabou como um navio abandonado. Em vez de estrelar nos oceanos, este titã fará sua viagem inaugural direto para o ferro-velho.
Com capacidade para mais de 9.000 hóspedes e uma tripulação de 2.200 pessoas, a embarcação seria o maior navio de cruzeiro do mundo em capacidade de passageiros.
Todos os números impressionam: são 342 metros de comprimento, 46,4 metros de largura e 9,5 metros de calado. Sua construção começou em 2018 e consumiu, até agora, US$ 1,8 bilhão — ou R$ 9,63 bilhões (valores convertidos em 07/07/2022).
Tudo parecia favorável, até que a maré mudou completamente em 2020, com a chegada da pandemia de Covid-19. A Dream Cruises, empresa responsável pelo projeto, não aguentou o impacto das restrições econômicas e declarou falência. O estaleiro alemão MV Werften, que cuidava da construção, também sucumbiu à crise. Desde então, ninguém se interessou em comprar o navio abandonado.
De sonho a navio abandonado
O estaleiro acabou vendido a outro fabricante de navios, que deu um ultimato: o Global Dream II tem até o início de 2024 para sair do local.
Após a “ordem de despejo”, uma reportagem da revista alemã An Bord disse que a quilha inacabada do Global Dream II será vendida como sucata, e que os acessórios e os motores também estão à venda.
Fonte: Náutica
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