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  • Maior porta-contêineres do mundo é nomeado no Porto de Bremen

    O MSC Michel Cappellini, um navio porta-contêineres com impressionantes 400 metros de comprimento e capacidade para transportar até 24.346 contêineres, é a mais notável embarcação da nova classe Celestino Maresca. Essa classe superou a antiga classe Gülsün e se tornou a próxima geração inovadora de ultra grandes navios porta-contêineres.

    Esse gigante marítimo com bandeira da Libéria foi classificado pela DNV e recebeu a notação de classe Route Specific Container Stowage (RSCS) da mesma empresa. Além disso, o navio é compatível com a norma IMO TIER III, o que significa que seus motores atendem ou excedem os rigorosos limites de emissão de óxido de nitrogênio estabelecidos pela Organização Marítima Internacional. Isso é possível graças à utilização de tecnologias como Redução Catalítica Seletiva (SCR), que reduzem significativamente as emissões, contribuindo para operações marítimas mais limpas em Áreas de Controle de Emissões (ECAs) designadas. A embarcação colossal também possui tecnologia de lubrificação a ar, energia RSD Shore e um depurador híbrido fornecido pela Wärtsilä.

    Essas características impressionantes refletem as tendências atuais no transporte de contêineres, que estão em busca contínua de otimizar a eficiência operacional e minimizar o impacto ambiental.

    O navio foi construído pela empresa chinesa Jiangsu Yangzi Xinfu para o Bank of Communications Financial Leasing, e a MSC atua como operadora comercial da embarcação.

    Em um acordo histórico, a cidade de Bremen e a Mediterranean Shipping Company (MSC) assinaram um compromisso para fornecer energia em terra aos navios da MSC que fazem escala nos portos de Bremen. Esse acordo visa promover a sustentabilidade na indústria marítima e representa um avanço significativo na redução das emissões de gases de efeito estufa e na melhoria da qualidade do ar no porto.

    Esse fornecimento de energia em terra, também conhecido como “cold ironing” ou energia terra-navio, permite que as embarcações desliguem seus motores a diesel enquanto estão atracadas no porto e, em vez disso, utilizem a eletricidade da rede elétrica onshore para atender às suas necessidades de energia. Isso resulta na redução da poluição do ar, do ruído e das emissões de carbono associadas às operações tradicionais de embarcações, tornando-se um componente crucial nos esforços da indústria naval para alcançar as metas de descarbonização.

    O porto de Bremen, representado por seu diretor-gerente Robert Howe, expressou sua grande honra e compromisso com a MSC ao receber essa magnífica embarcação.