• [email protected]
  • +55 (27) 3019 - 3681
  • 9 9282 - 5359
  • 9 9949 - 5086
  • Petrobrás inicia a operação do FPSO Anita Garibaldi na Bacia de Campos.

    Na quarta-feira, 16 de agosto, a Petrobras deu início à produção do FPSO Anita Garibaldi na Bacia de Campos. Esta unidade operacional funcionará simultaneamente nas áreas de pós-sal e pré-sal dos campos de Marlim e Voador.
    Com a capacidade de produzir até 80 mil barris de petróleo por dia (bpd) e processar até 7 milhões de m³ de gás por dia, esse navio-plataforma é parte integrante do Plano de Renovação da Bacia de Campos.

    A construção do Anita Garibaldi foi realizada pela MODEC e sua produção em Marlim e Voador será em colaboração com o FPSO Anna Nery, que já está em operação. Juntas, essas duas plataformas têm uma capacidade de produção conjunta de até 150 mil barris de petróleo por dia (bpd) e podem processar até 11 milhões de m³ de gás. Elas substituirão nove plataformas que anteriormente operavam na Bacia de Campos e que agora serão desativadas.

    O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, destacou: “As plataformas Anita Garibaldi e Anna Nery, ambas iniciando operações em 2023, desempenharão um papel fundamental em estender a vida útil da Bacia de Campos e aumentar sua produção. Além disso, elas incorporam tecnologias de ponta para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, combinando eficiência com descarbonização”, conforme divulgado em comunicado pela estatal.

    Redução de emissões de CO2

    A redução significativa no número de plataformas operacionais nos campos de Marlim e Voador resultará em uma diminuição de mais de 50% nas emissões de gases de efeito estufa. A Petrobras planeja investir US$ 18 bilhões nos próximos anos como parte do seu plano de revitalização da bacia, e os dois novos FPSOs substituirão um total de 10 unidades.

    A Petrobras tem a expectativa de que o projeto de revitalização dos campos de Marlim e Voador, juntamente com projetos complementares de desenvolvimento e revitalização de outros campos, aumente a produção na Bacia de Campos de sua produção atual de 565 mil barris de óleo equivalente por dia (boed) para 920 mil boed até o ano de 2027. Isso representa um aumento significativo na produção da região.