• [email protected]
  • +55 (27) 3019 - 3681
  • 9 9282 - 5359
  • 9 9949 - 5086
  • Por que ter uma gestão ambiental na indústria de petróleo?

    Entenda a importância de uma gestão ambiental na indústria de petróleo e quais os impactos ela tem nesse setor.

    O QUE É GESTÃO AMBIENTAL E POR QUE ELA É IMPORTANTE?

    A gestão ambiental está ligada a atividades que partem do uso inteligente de recursos naturais, visando reduzir os danos causados pela exploração da natureza por empresas de diferentes setores. O objetivo dessas atividades de gestão, é disseminar práticas sustentáveis, tendo como objetivo equilibrar e monitorar os interesses empresariais, minimizando os impactos nocivos ao meio ambiente. 

    Essas preocupações com os impactos ambientais ainda se deram devido ao progresso na indústria nos últimos 20 anos em relação à exploração de um dos maiores recursos naturais, o petróleo e gás. Devido a essas mudanças, os crescentes cuidados com os resultados da extração desses recursos passou a ser um assunto discutido no mundo todo, isso porque a degradação de ecossistemas, a perda de biodiversidade e etc, impactará o futuro do mundo todo. 

    É importante ressaltar que boa parte dessas mudanças se devem ao fato de que a legislação se tornou cada vez mais rigorosa no atendimento dessas demandas, além de uma conscientização ainda maior por parte da sociedade civil, que exige cada vez mais mudanças nos diferentes setores econômicos. No setor de petróleo e gás essas preocupações e exigências não seriam diferentes. 

    COMO É A EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS?

    No caso do petróleo, nos referimos a reservatórios formados há milhões de anos através do acúmulo de matéria orgânica, e que podem estar localizados em mares, lagos mais profundos, etc. Nesse cenário, surgiram depressões na crosta terrestre, responsáveis por criar um acúmulo de sedimentos e matéria orgânica.

    A primeira etapa para a exploração do petróleo é a prospecção, ou seja, o estudo detalhado do solo e do subsolo, feito por um profissional da área, ou seja, um geólogo, que determinará após as análises se essa área pode possuir ou não uma área para extração. Para determinar se existe uma área possível para exploração, o profissional pode usar diferentes equipamentos, como um rastreamento de variações características do solo por exemplo, já que esse fluxo subterrâneo causa variações características do solo. 

    Dentre outras diversas formas de exploração dessas áreas, uma das mais agressivas ao meio ambiente é o uso de explosivos na área, já que, por se tratar de uma forma de poluição sonora, ela pode impactar os animais com a audição mais sensível, como por exemplo, as baleias. 

    Após a determinação de uma possível área onde haverá uma reserva de petróleo, esse local fica demarcado, seja por GPS ou por, no caso de possíveis reservas marítimas, por bóias na água. O próximo passo é realizar a perfuração de um primeiro poço, que determinará se as atividades no local continuarão, já que é através dessa primeira perfuração que pode ser comprovada a existência de petróleo. 

    Essa perfuração acontece de formas diferentes quando nos referimos a solo ou mar. Em terra, elas acontecem por meio de torres de perfuração, uma estrutura robusta que tem como finalidade suportar o peso e torque da coluna de perfuração durante a atividade nos poços de exploração de petróleo. Já em áreas marítimas, são usadas plataformas também conhecidas como plataformas continentais. 

    Quando a primeira perfuração se mostra promissora, é possível realizar outros furos no local, com o objetivo de saber a extensão da bacia e até mesmo se o processo de extração é viável. 

    E QUAL O IMPACTO NO SETOR DE PETRÓLEO E GÁS?

    Por se tratar de um processo que causa muito dano às regiões de exploração, é necessário que as empresas entendam o impacto a curto e longo prazo que essas operações causam ao meio ambiente. 

    A princípio, essas mudanças são benéficas não só para as empresas que lidam com a perfuração e extração dos componentes do solo, mas para outros setores da indústria também, que estarão fornecendo um suprimento mais sustentável para a sociedade. É importante destacar, porém, que nem todas as empresas respeitam esses processos e regras que beneficiam o meio ambiente, e por isso uma fiscalização mais rigorosa é necessária. 

    É importante ressaltar também que, com os avanços tecnológicos, o acesso e também disseminação de informação vem se tornando cada vez maior, fazendo com que as pessoas sejam cada vez mais conscientes das decisões tomadas e do impacto que elas geram. Segundo dados levantados pela FIEP, 87% dos consumidores preferem comprar de empresas que são sustentáveis, e por isso, é de interesse que as  organizações revejam suas posturas para se conectar com o público-alvo. 

    Esses impactos afetam toda a cadeia de produção, beneficiando não só a empresa que produz, como também os outros participantes, como vendedores dos produtos derivados. 

    Fora isso, a gestão ambiental também influência em questões do próprio ambiente de trabalho, modificando a forma como são feitas algumas etapas da produção, evitando inclusive, acidentes de trabalho, por exemplo. 

    E QUAIS SÃO OS DESAFIOS ENCONTRADOS NO SETOR?

    Pouco adianta as mudanças na lei ou uma maior fiscalização, se os gestores das empresas não se preocupam com os impactos ambientais. É necessário primeiro haver uma mudança de posicionamento dentro da própria empresa, entendo a importância de se ter uma gestão ambiental efetiva na cadeia de produção. 

    Para além disso, é necessário que a empresa conscientize os funcionários e consumidores dos produtos derivados de processos de extração da natureza, como o petróleo e gás, para se atentarem a um consumo consciente, além de cobrarem posicionamentos da indústria como um todo sobre os impactos ambientais a longo prazo. 

    É importante entender que o consumo ou extração de qualquer recurso que seja, causa impacto, carregando consigo pontos positivos e negativos. Dessa forma, comprar de uma empresa com consciência ambiental afetará não só o meio ambiente como um todo,  mas também, a sociedade e a economia como um todo. 

    O consumidor consciente sabe do poder que tem nas mãos ao escolher comprar de uma empresa com boas práticas de produção. Além disso, estando na última etapa da cadeia de produção e consumo, a sociedade civil possui também, uma responsabilidade que é minimizar os impactos do consumo ao planeta, evitando o desperdício de matérias-primas essenciais, como a água, energia, petróleo, gás, etc. 

    Por isso, reflita sobre os impactos ambientais da sua empresa, repense as posturas adotadas por seus funcionários, e também implemente dentro da sua cadeia produtiva formas sustentáveis de gerenciamento. 

    Para ficar por dentro de mais noticias e receber conteúdo exclusivo, escrito por nossa equipe, basta ficar de olho no nosso blog!