• [email protected]
  • +55 (27) 3019 - 3681
  • 9 9282 - 5359
  • 9 9949 - 5086
  • Logística Inovadora: 4 Tendências para Monitorar nos Próximos Anos

    A transformação logística está causando uma revolução no mercado e tem a capacidade de gerar efeitos positivos até mesmo nas operações do setor portuário e marítimo. Isso se deve ao fato de que essas inovações desempenham um papel fundamental em diversas atividades.

    Portanto, qualquer empresa que pretenda se destacar e otimizar seus resultados precisa estar atenta às novas ferramentas e soluções que estão disponíveis. Além disso, é crucial compreender como essas tecnologias podem ser aplicadas de forma prática no cotidiano das operações. Vamos dar uma olhada nas principais delas!

    1. Ship techs com soluções integradas

    Empresas que se dedicam a soluções tecnológicas para o setor marítimo e portuário, conhecidas como “ship techs”, estão ganhando destaque no mercado ao oferecer serviços cada vez mais abrangentes e essa tendência de integração promete impulsionar resultados positivos no setor portuário e marítimo.

    Um estudo realizado pela Wilson Sons prevê que até 2030, o mercado global de “ship techs” atingirá um valor de cerca de US$ 278 bilhões, com uma taxa de crescimento anual de 8,4%. Essas empresas frequentemente adquirem tecnologia por meio de parcerias com startups e pequenas empresas, resultando em casos de sucesso, como a colaboração entre a Wärtsilä e a startup canadense Portlink em projetos como o desenvolvimento do Port Management Information System (PMIS) para o Tanger Med, o maior porto da África.

    2. Colaboração e compartilhamento de dados

    A colaboração e o compartilhamento de dados entre diferentes organizações estão se tornando mais relevantes no setor marítimo, impulsionados pela necessidade de alcançar maior eficiência e produtividade.

    Exemplos bem-sucedidos incluem um acordo de cooperação técnica assinado em dezembro de 2021 entre a SPA, a Wilson Sons e a DockTech, com o objetivo de aperfeiçoar e utilizar tecnologia de monitoramento em tempo real da profundidade operacional do canal de navegação e acesso aos berços de atracação do Porto de Santos.

    As vantagens da colaboração e do compartilhamento de dados incluem melhorias na logística, avanços regulatórios, soluções inovadoras para desafios tecnológicos e o desenvolvimento de startups e empreendedores.

    3. Mudanças regulatórias com foco em descarbonização

    Além das preocupações sociais, as regulamentações ambientais estão impulsionando a adoção de operações mais sustentáveis e limpas no setor marítimo e portuário, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono durante as operações.

    Regulamentações como a da Organização Marítima Internacional (IMO), que exige a redução do teor de enxofre no óleo combustível de navios, e iniciativas das Nações Unidas para proteger os ecossistemas marinhos e costeiros da poluição e da acidificação dos oceanos estão moldando as práticas logísticas do setor.

    De acordo com um estudo do Boston Consulting Group (BCG), a indústria naval precisa investir cerca de US$ 2,4 trilhões para zerar suas emissões de carbono até 2050.

    4. Operação remota ou autônoma de navios e portos

    A automação está desempenhando um papel cada vez mais importante nas operações marítimas, oferecendo oportunidades para reduzir erros, minimizar impactos ambientais e melhorar a eficiência logística.

    A utilização de embarcações remotas ou autônomas é um exemplo disso, com casos como locadoras de controle remoto empurradas por barcaças de petróleo ao longo da Costa do Golfo dos Estados Unidos, navios elétricos na Noruega com tripulações reduzidas e embarcações autônomas completando longas jornadas com sucesso.

    Embora a maioria das operações ainda não seja totalmente autônoma, avanços estão sendo feitos como o controle autônomo em pontos específicos da operação, o controle remoto para intervenções em situações de risco e a geração de alertas para desvios de trajeto e fadiga da tripulação.

    As agências marítimas que desejam alcançar resultados eficientes e promissores precisam acompanhar de perto as novas tecnologias e tendências de inovação logística no setor.