• [email protected]
  • +55 (27) 3019 - 3681
  • 9 9282 - 5359
  • 9 9949 - 5086
  • Como deve ser feito o armazenamento dos alimentos frescos

    Nesse artigo você entenderá quais são os passos importantes para a realização de um bom armazenamento dos alimentos.

    Quando os alimentos são recebidos na nossa base, uma série de precauções são tomadas para que eles sejam entregues na embarcação com a maior qualidade possível, pois como já destacamos, muitas vezes esses produtos precisam durar muito tempo para alimentar a tripulação durante o trajeto de viagem. Porém, de pouco adianta que os produtos sejam entregues com qualidade se o armazenamento dos alimentos é feito de forma inadequada.

    Mesmo que os responsáveis pela embarcação já saibam os cuidados essenciais, existem medidas tomadas  que podem ser aplicadas no contexto do dia-a-dia, como o armazenamento das compras do mês, por exemplo, e que serão fundamentais para conservar não só os alimentos por mais tempo, mas também suas propriedades nutricionais. Esses cuidados são importantes não só para os navios, mas para qualquer local que necessite de um cuidado com esses alimentos.

    Como deve ser feito o armazenamento dos alimentos frescos. 

    Mesmo com todos os cuidados, existem informações que não são passadas normalmente e que ajudam na durabilidade dos produtos. Você sabia que batatas e cebolas não devem ser armazenadas juntas? Ou que o pepino deve ser guardado separadamente?

    Outro fator importante é que, se bem conservados, problemas com a propagação de microrganismos maléficos à saúde são evitados. Essa atenção ainda evita que a contaminação cruzada e a deterioração acelerada aconteçam e como resultado, é possível evitar gastos desnecessários e desperdício de comida.

    Frutas

    As frutas podem ser armazenadas em temperatura ambiente quando ainda estão verdes, desde que seja em local fresco, livre de insetos, sol e umidade. Após maduras, o ideal é armazenar em geladeira por cerca de uma semana. 

    Para aumentar a durabilidade, elas podem ser congeladas, visando a produção de sucos, vitaminas e até mesmo bolos. Nessa condição, elas podem ficar armazenadas por 3 a 6 meses. 

    Outro processo que é necessário ficar atento é a emissão de etileno derivado desses alimentos. As frutas emitem esse gás naturalmente, mas quando entram em contato com outras, elas podem acelerar o processo de amadurecimento. Por isso é indicado que elas sejam armazenadas longe uma das outras, para aumentar a durabilidade. 

    Verduras 

    As verduras são consideradas como que não estiverem maduras devem ser guardadas em locais secos, livres de insetos e sem exposição ao sol. É importante também estarem em local fresco ou serem mantidas em geladeira, para não acabarem ressecadas ou apodrecendo. São denominadas como verduras todas as hortaliças em que a parte comestível são as folhas, flores ou hastes.

    Caso precisem ser armazenados na geladeira, devem ficar em sacos separados, amarrados e livres de umidade. Dessa forma elas duram de 2 a 3 semanas. Elas devem ser mantidas em vasilhas ou sacos plásticos com papel toalha no fundo, para absorver a umidade restante. Dessa forma, elas podem ter durabilidade de uma semana. 

    Ainda é possível congelar. Para isso é fundamental que seja feita a cocção ou branqueamento, que consiste no processo de colocar a verdura em água fervente por 2 a 3 minutos, depois escorrer e colocar em um recipiente com gelo para resfriar. É importante ressaltar, porém, que nesse processo o congelamento deve acontecer imediatamente e dessa forma elas podem ser mantidas em congelador por até 3 meses.

    Legumes

    Com os legumes, a melhor forma de armazenamento se dá por tipo, isso porque alguns reagem químicamente entre si, diminuindo a sua durabilidade. Dessa forma, é importante separar eles de acordo com seus tipos como:

    • Tubérculos: alimentos que possuem raízes grossas e subterrâneas, ou seja, os que são desenvolvidos abaixo do solo. Exemplos desses alimentos são batatas, beterraba e cenoura. 
    • Legumes de bulbo: são os tipos que crescem a flor da terra e como trepadeira. Os mais usados são cebolas, alho e o alho-poró. 
    • Legumes de fruto: basicamente esse tipo de legume é o que possui sementes. Os exemplos mais comuns são tomates, milho, pepino, abobrinha, berinjela, etc. 

    Outro fator a ser considerado é que nem todo o legume precisa ser guardado em geladeira e muitas vezes fica melhor conservado no lado de fora. Os tubérculos são um exemplo. É importante que eles sejam mantidos em locais secos e de preferência sem incidência de sol. 

    Alguns outros alimentos também se comportam melhor fora da geladeira, como o pepino, tomate e cenoura, isso porque eles são mais sensíveis à umidade. 

    Eles também podem ser mantidos em congelador para conservação por mais tempo. Nesse caso eles podem ser pré-cozidos para serem usados em sopas e caldos de preferência. Caso estejam cozidos e descascados, devem ser acondicionados na geladeira por até 3 dias úteis.

    Ovos

    Apesar de não serem considerados hortifrúti, os ovos também precisam de uma atenção especial no armazenamento e consumo, isso porque. Caso não haja a devida atenção, eles podem ser responsáveis por intoxicações alimentares provenientes da Salmonela, um tipo de bactéria que contamina diversos alimentos, não só como o ovo mas também carnes mal-cozidas, por exemplo. 

    Para saber se os ovos estão adequados antes do consumo é importante chacoalhar levemente. Caso o conteúdo se mova, é necessário fazer o descarte do alimento. É possível verificar o frescor também ao colocá-los em uma vasilha com água e sal e observar o quanto ele boia ou afunda. 

    Caso ele boie, também é importante realizar o descarte, já que ele não está bom para consumo. Entretanto, quanto mais ele afunda, mais próprio para consumo ele está. 

    Mesmo que nos supermercados os ovos não sejam armazenados em refrigeração, é importante notar que eles sempre estão próximos de locais bem refrigerados, como, por exemplo, perto das sessões de iogurtes ou dos sucos frescos. Diego Arruda, especialista em compras de rancho na NavSupply, informa que esse armazenamento é comum, pois eles precisam estar em locais com boa circulação de ar e terem uma temperatura fresca para conservar por mais tempo o alimento. 

    A indicação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é que os ovos sejam mantidos, preferencialmente, refrigerados — sendo inclusive, uma informação obrigatória nos rótulos dos produtos. 

    Por se tratar de um alimento que merece atenção, também é necessário após a compra e recebimento do produto, estar atento às condições de armazenamento dos ovos, visando aumentar a vida útil deles e manter o frescor. Eles precisam ser mantidos em local bem refrigerado, porém, sem muitas variações de temperatura. A temperatura ideal é até 25° e o local precisa ser bem arejado. 

    Outro detalhe é sobre a higienização dos ovos. Eles nunca devem ser lavados antes do armazenamento, mas sim, quando serão utilizados. Ou seja, antes do preparo, lave os ovos apenas com água corrente, sem a utilização de quaisquer produtos como detergentes ou sanitizantes, já que o uso desses produtos pode contaminar os ovos devido à porosidade da casca. 

    Não desperdice!

    Uma ótima solução para armazenar os alimentos frescos por mais tempo é realizar o preparo de subprodutos derivados dos diferentes tipos de alimentos.

    Mesmo com um armazenamento dos alimentos de forma adequada, eles sofrem maturação, e por isso em algum momento deverão ser descartados. Para evitar prejuízos e descartes indevidos, é possível gerar diferentes tipos de subprodutos que evitarão dessa forma os desperdícios de comida.

    Exemplos comuns de produtos derivados a partir de diferentes alimentos são as geleias, polpas, conservas, etc.

    Aproveite e leia outros conteúdos disponíveis no nosso blog clicando aqui!