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  • Como é o armazenamento de GNL nos navios?

    O que é GNL?

    O GNL, ou Gás Natural Liquefeito, é uma forma de gás natural que passa por um processo de liquefação para facilitar seu transporte e armazenamento. Esse processo envolve a redução da temperatura do gás natural a cerca de -162°C (-260°F), convertendo-o em um líquido altamente denso e volumetricamente eficiente. Essa transformação permite que o GNL seja transportado em grandes quantidades, expandindo seu alcance e acessibilidade globalmente.

    O GNL é amplamente reconhecido por suas vantagens como uma fonte de energia limpa e versátil. Quando comparado a outras formas de energia, ele apresenta baixas emissões de dióxido de carbono (CO2) e outros poluentes, tornando-o uma alternativa mais ambientalmente amigável. Além disso, o GNL possui uma alta densidade energética, o que significa que uma menor quantidade de GNL pode fornecer uma quantidade significativa de energia em comparação com o gás natural na forma gasosa.

    Como é feito o armazenamento do GNL?

    Para o armazenamento de GNL, especialmente durante o transporte marítimo, os navios gaseiros especializados são usados e esse é um processo complexo que envolve o uso de tanques projetados especificamente para suportar as condições extremas de temperatura e pressão do GNL líquido. Esses tanques são construídos com materiais isolantes altamente eficientes, como aço inoxidável, níquel-alumínio ou outras ligas especiais, para minimizar a transferência de calor e manter o GNL em sua forma líquida.

    Existem dois tipos principais de tanques de GNL utilizados em navios: tanques de membrana e tanques independentes.

    Os tanques de membrana são compostos por uma estrutura interna que contém o GNL, envolta por uma camada de isolamento térmico e uma membrana externa. A membrana é feita de materiais resistentes à baixa temperatura, como poliuretano reforçado com metal ou outros materiais de alta resistência. Esses tanques são projetados para suportar as variações de pressão e temperatura, bem como as tensões mecânicas causadas pelos movimentos do navio. A camada de isolamento térmico ao redor da estrutura e da membrana ajuda a reduzir a transferência de calor para o exterior e a manter o GNL a uma temperatura criogênica.

    Já os tanques independentes são estruturas cilíndricas ou esféricas isoladas termicamente que armazenam diretamente o GNL. Eles são construídos com materiais de alta resistência, como aço carbono ou aço inoxidável, que podem suportar as baixas temperaturas e pressões do gás natural e para evitar vazamentos e garantir a segurança do mesmo durante o transporte. Eles podem ser equipados com um sistema de contenção para capturar qualquer vazamento eventual e evitar que o GNL entre em contato com o casco do navio.

    Durante o armazenamento, é essencial monitorar constantemente a temperatura e a pressão dos tanques para garantir a segurança e a integridade do GNL. Sistemas de controle e segurança, como sensores, válvulas e sistemas de alarme, são instalados para monitorar e controlar o estado dos tanques de armazenamento. Além disso, os navios que transportam GNL são equipados com sistemas de ventilação e alívio de pressão para evitar o acúmulo de gases inflamáveis ou perigosos.

    Regulamentação

    É importante ressaltar que o armazenamento de GNL em navios requer conformidade com regulamentações e normas rigorosas de segurança, como o Código Internacional de Gás Liquefeito (IGC Code) e o Código Internacional de Construção e Equipamento de Navios que Transportam Gases Liquefeitos a Granel (IGF Code). Essas regulamentações estabelecem diretrizes detalhadas para o projeto, construção e operação de tanques de armazenamento de GNL em navios, com o objetivo de garantir a segurança dos navios, das tripulações e do meio ambiente durante todo o processo de armazenamento e transporte de GNL.

    A adoção de tecnologias avançadas e a aplicação de práticas de segurança e conformidade têm sido fundamentais para garantir um armazenamento eficiente e seguro de GNL em navios, contribuindo para a viabilidade e o crescimento contínuo do setor de GNL no âmbito marítimo.