A A.P. Moller – Maersk (Maersk) e a Equinor concordaram em um pacto que garante o fornecimento de metanol sustentável para a nova e inovadora embarcação da Maersk nos primeiros meses de operação, a partir de setembro de 2023 até o primeiro semestre de 2024.
Este acordo assegura o abastecimento para a embarcação desde o seu lançamento em uma rota da Europa Setentrional para o Mar Báltico, após a cerimônia de batismo que ocorrerá ainda neste mês em Copenhague, com o metanol verde sendo fornecido em Rotterdam.
Alex Grant, Vice-Presidente Sênior do segmento de commodities líquidas da Equinor, expressou: “Estamos muito satisfeitos em colaborar com a Maersk no fornecimento de combustíveis mais sustentáveis para a indústria naval. A Equinor é uma participante estabelecida no mercado europeu de metanol, com uma planta de produção em Tjeldbergodden, e tem ambições de se tornar um dos principais fornecedores no setor de combustíveis marítimos.”
De onde vem o biometanol?
O biometanol é produzido a partir de biogás originado do esterco, transformado em biometano e, em seguida, convertido em metanol. O processo utiliza a infraestrutura de certificação de biogás existente na Europa para rastrear a origem do biometano até o biometanol, evitando duplicações de reivindicações.
Isso possibilita a produção em instalações já existentes, contribuindo para uma rede de gás mais sustentável e reduzindo as emissões de metano que seriam liberadas do esterco não tratado. O biometanol é certificado pela ISCC EU, em conformidade com a Diretiva de Energias Renováveis da UE.
Rabab Boulos, Diretora de Infraestrutura da A.P. Moller – Maersk, destacou a importância dessa parceria: “Estamos muito satisfeitos por sermos parceiros da Equinor, à medida que ingressamos neste setor de negócios.
É fundamental envolver grandes empresas de energia e começar a fornecer futuros combustíveis em grande escala. Esta é a forma de envolvimento que precisamos para continuar acelerando a jornada pioneira em direção a uma economia de combustíveis sustentáveis para o transporte global.”
No longo prazo, o navio alimentado a metanol será abastecido com e-metanol proveniente de uma instalação no sul da Dinamarca operada pela European Energy, que deve entrar em operação no primeiro semestre de 2024.